terça-feira, 2 de março de 2010

Bolo de Açúcar Amarelo e Canela


Na procura de novas receitas para experimentar encontrei esta no meio de muitas no blogue baunilha e caramelo.
Aqui fica a receita:

Bolo de Açúcar Amarelo e Canela
Ingredientes:

Bolo:
4ovos
130g de açúcar amarelo
170g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de manteiga

Xarope:
70ml de água
1 + 1/2 colher de sopa de açúcar branco
2 colheres de sopa de whisky (ou rum)

Cobertura:
200 ml de natas
1 colher de café de canela
2 colheres de sopa bem cheias leite condensando cozido (usei do que já se compra feito)
3 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de água quente

Decoração:
4 bombons Ferrero Roche (ou qualquer outro)
Preparação:

Bolo:
Pré-Aquecer o forno a 200°C. Forrar apenas o fundo de uma forma redonda (de 20 cm), com o papel vegetal. Não é necessário untar a forma.
Derreter a manteiga e deixar arrefecer até ficar á temperatura ambiente.
Num recipiente que resistente ao calor, bater os ovos ligeiramente e gradualmente juntar o açúcar. Colocar este recipiente, por cima de outro que contenha água quente, misturar bem até o açúcar ficar completamente dissolvido e a mistura dos ovos aqueça á temperatura do corpo. Remover do calor e bater com a batedeira durante +/- 4 minutos (a mistura dos ovos deve ficar espessa e firme).
Peneirar a farinha, o fermento e a canela. Em 2 adições, envolver suavemente a farinha na massa (não bater, nem misturar em demasia, apenas enquanto houver farinha visível). Adicionar a manteiga derretida á massa e envolver com cuidado.
Colocar a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno. Pode ser necessário durante a cozedura colocar uma folha de papel de alumínio sobre o bolo.
Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo), retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Cuidadosamente retirar o papel vegetal e cortar o bolo em 2 camadas. Reservar.

Xarope:
Juntar todos os ingredientes e levar ao lume até ferver e o açúcar ficar completamente dissolvido. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Bater as natas com uma batedeira. Quando estas começarem a espessar, juntar o leite condensado e a canela. Continuar a bater até as natas ficarem bem firmes.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco antes de adicionar á mistura das natas. Se as natas batidas, ficaram demasiado liquidas, levar uns minutos ao frigorífico até prender (mas sem deixar solidificar completamente).

Colocar uma camada do bolo, no prato de servir e com um pincel de culinária humedecer o bolo com metade do xarope preparado. Colocar 1/3 das natas sobre a camada do bolo e cobrir com a outra camada do bolo. Regar com o restante xarope e cobrir o bolo com as restantes natas.

Levar ao frigorifico pelo menos 3 horas antes de servir.

Decoração:
Cortar os bombons em 2 partes e dispor por cima do bolo. Em alternativa, pode decorar com raspas de chocolate.

Sem comentários:

Publicar um comentário