terça-feira, 30 de março de 2010

Bolo de chocolate ,maçã e canela

Chocolate , todos os motivos são bons para  experimentar uma receita de bolo de chocolate.
Li na mulher moderna na cozinha esta receita e decidi experimentar . O resultado foi agradável!

Ingredientes para o Bolo;
200 g de açúcar
125g de farinha com fermento
60g de chocolate em pó
1 c. (café) de canela em pó
3 ovos
1dl água quente
1 dl de óleo
manteiga e farinha q.b.

Cobertura:
4 folhas de gelatina
1 saqueta de pudim flã instântaneo
3c.(de sopa) de açúcar
5 dl de leite
3 maçãs reinetas
canela e hortelã q.b.

Preparação :
Ligue o forno a 180º.Forre o fundo de uma forma redonda  com papel vegetal, unte com manteiga e polvilhe com farinha . Coloque o açúcar numa tigela e junte-lhe  a farinha ,o chocolate em pó,a canela,os ovos, o óleo e agúa; mexa bem e coloque na forma.Leve a meio forno,por 40 minutos; retire e deixe arrefecer.

Demolhe a gelatina em água fria.Coloque o pudim num tacho e acrescente o açúcar e o leite.Leve a lume brando ,mexendo sempre até ferver.Retire do calor ,junte a gelatina escorrida e mexa bem para dissolver.Deixe arrefecer, mas sem solidificar.
Lave,descasque as maçãs e retire-lhes os caroços.Corte-as em gomos e leve.os ao lume , a cozer , num pouco de água. Quando estiverem cozidas ,mas ainda inteiras ,escorra-as e deixe -as arrefecer  .Forre um aro redondo,com um tamnho igual ao do bolo,com uma tira de papel vegetal e coloque-o num prato.

Desenforme o bolo e descole o papel vegetal. Coloque-o dentro do aro e disponha as maçãs por cima. Cubra com o pudim e leve ao frigorífico até solidificar .Remova cuidadosamente  o aro e polvilhe o bolo com canela em pó .Termine a decoração com hortelã e sirva-o bem fresco.


Nota: Na minha experiência  a parte do pudim ,não me correu lá muito bem ,fiz tudo como dizia na receita no entanto  uma parte do pudim passou  para fundo do prato a ideia do bolo é ter duas texturas , o meu não ficou bem assim ,mas o resultado foi excelente apesar  de tudo. O pudim que passou  para o fundo acabou por humedecer o bolo ,no final foi uma agradável e doce surpresa. É para repetir certamente .



Bom Apetite!

1 comentário:

  1. oi Kika!Nem que o pudim fique misturado ao bolo,nem o bolo ao pudim,o que vale e o sabor de tudo.Bjs.

    ResponderEliminar