quinta-feira, 4 de março de 2010

Tarte de maçã


Mais uma receita antiguinha de familia que se faz vezes sem conta.
Eu pessoalmente e apesar de gostar muito de maçã prefiro a tarte de pêssego pois não fica tão seca .

Vamos á receita
Ingredientes:
6 maçãs
250 gr açucar
250 gr farinha
200 manteiga
1 colher de fermento
2 ovos.
Forno pré aquecido a 180º.
1 forma de fundo amovivel
As restantes maças devem ser descascadas e partidas em gomos polvilhadas com açucar e canela.
Preparação:
No caso de optar pela tarte de maçã deve cozer as maças metade delas que depois com ajuda de um garfo vão ser reduzidas a um puré.Reserva-se.
Entretanto bate-se as gemas com o açúcar e a manteiga deve ficar tudo muito bem misturado.Junta-se ao preparado a farinha aos poucos ,o fermento e por fim as claras em castelo.
Montagem:
Bem simples . Na forma previamente untada deita-se metade da massa espalha-se pela forma com ajuda de um garfo ,por cima da massa deita-se a maçã cozida espalha-se todo este preparado de forma a tapar a massa , deita-se a restante massa e faz-se o mesmo procedimento ,espalha-se de modo a cobrir o preparado anterior(é normal que ao espalhar exista uma mistura entre a maçã e massa ). Por fim coloca-se os gomos da maçã.
Vai ao forno +/- 1 hora . Geralmente tenho de a tapar a parte de cima com uma folha de alumino e 5 minutos antes de a desligar retiro o papel para ela ficar "coradinha".

Esta receita pode ser feita também com pêssego ,para isso basta substituir a maçã pelo pêssego, que não precisa de ser cozido . A única diferença é que na massa deito um bocadinho da calda que vem na lata .Irá precisar de 2 latas de pêssego em calda ,uma para reduzir e a outra para fatiar em gomos que não precisa de ser polvilhada .

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário